Resultado do Enem 2020 Tudo sobre as Notas do Exame

Atualizado em: 25.12.2018

by Enem 2020 on 25/12/2018

Resultado Enem 2020: O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgará, em breve, as datas oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio. A publicação do edital acontecerá nos próximos dias, mas a data de divulgação do resultado geralmente não é informada no documento. Entretanto, se espera que as notas sejam conhecidas no fim de dezembro.

O Enem foi criado pelo Governo Federal no ano de 1998. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), sofreu grande alteração em 2009. Deste então, além de avaliar o nível de ensino ao fim da educação básica, o Exame se consolida dia após dia como a principal porta de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado individual do Enem 2020, os estudantes poderão concorrer a vagas em universidades federais (Sisu), bolsas de estudo em faculdades particulares (ProUni), recorrer ao financiamento do curso superior (Fies) e participar de intercâmbio em países do exterior, por meio do Ciência sem Fronteiras.

Qual o dia de divulgação do resultado do Enem 2020

Resultado do Enem 2020

O gabarito das provas do Enem 2020 será divulgado em até três dias após do Exame e publicaremos todas as respostas em nosso site. O Inep tem costume de divulgar as médias nos últimos dias de dezembro, presenteando os participantes próximo ao natal e ano novo, ou nos primeiros dias de janeiro, mês em que são abertos os processos de seleção do Sisu e ProUni. Para consultar a nota do Enem entre os anos de 2009 e 2014, os estudantes precisam acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ e informar o CPF e senha ou número de inscrição e senha do Enem correspondente. Para as edições seguintes, inclusive a de 2020, deve-se acessar a página do participante https://enem.inep.gov.br/participante/.

Com o resultado que conquistar nas provas, os candidatos também podem obter o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2020. Para isso, é preciso que, durante a inscrição, o participante indique a pretensão de utilizar a nota como mecanismo de certificação, escolhendo a instituição certificadora disponíveis no sistema.

Onde consultar o gabarito do Enem 2020?

O gabarito do Enem 2020 primeiro dia e segundo dia de provas, de todas as cores, será divulgado pelo Inep, e repassado em nossa página, até o terceiro dia útil após o fim do Exame. Portanto, no máximo até quarta-feira (12), os candidatos poderão conferir as suas escolhas com as respostas oficiais. Quem, no entanto, optar pela correção antecipada por meio do gabarito extraoficial, poderá acessar nosso site nas duas noites após o término das provas. Publicaremos as respostas com base nas resoluções de professores das maiores redes de ensino do país.

Resultado do Enem 2020: como e onde consultar?

Para consultar o resultado do Enem 2020 o candidato precisará ter em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha cadastrada no momento de inscrição. Quem precisar recuperar a senha do Enem 2020 poderá clicar no campo em azul “Recuperar senha”, disponível no centro inferior da página de consulta das notas.

A única maneira de acessar as notas do Enem 2020 é por meio do site oficial http://sistemasespeciais.inep.gov.br/resultadosenem/. O Ministério da Educação (MEC) alerta que quaisquer outras divulgações em locais diferentes do sítio do Inep não são verdadeiras.

Por ser o principal mecanismo de seleção em diversos programas da Educação do Governo Federal, a expectativa é de que a data de divulgação do resultado do Enem 2020 não ultrapasse o dia 10 de janeiro. Isso porque as inscrições dos processos seletivos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos), por exemplo, serão abertas logo no início do ano, pois os candidatos aprovados começarão a estudar já no primeiro semestre de 2021.

Como tirar nota alta no Enem 2020?

Essa pergunta é comum entre os candidatos que fazem as provas em busca de um objetivo. Sem dúvidas, sai na frente dos concorrentes aqueles que se preparam com mais tempo e utilizam um bom material de estudo. Portanto, peça logo uma apostila do Enem 2020 (clique para ter a sua), que contém tudo de mais precioso para os estudantes!


Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: