Quando começam as Inscrições do Enem 2020

Começam em maio (previsão) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O período de inscrições para as provas mais esperadas pelos estudantes está mais perto do que nunca de se iniciar. Para quem que não sabe este e outros detalhes tentaremos, no decorrer deste artigo, falar sobre todas datas previstas e tudo mais sobre a próxima edição do exame.

O Enem 2020 tem a participação de milhões de candidatos todos os anos, com a finalidade de concorrer a uma vaga no ensino superior. Eventualmente o exame é utilizado com critério de seleção nos programas do Ministério da Educação – MEC. Os programas mais utilizados são: Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Fies – Fundo de Financiamento Estudantil e Prouni – Programa Universidade para Todos.

Quem pode adquirir o benefício da isenção da taxa de inscrição do Enem 2020?

Imagem quando começam as Inscrições do Enem 2020Certamente a isenção da taxa de inscrição do Enem não é disponibilizada a todos os estudantes. O MEC (Ministério da Educação) inovou quanto ao período de pedido de isenção, desse modo passou a aceitar os requerimentos antes do período de cadastro.

Na edição do Enem 2018, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição foi aberto no mês abril. Esta modificação foi feita para que o MEC possa analisar o pedido, caso não concorde com o resultado o candidato poderá recorrer.  

O benefício da isenção é disponível para três tipos de alunos:

  • Aqueles que estão concluindo o ensino médio em escola de rede pública;
  • Tenha cursado o ensino médio em escola de rede pública ou de  rede privada, contudo, na condição de bolsista integral. Além disso, o estudante deverá ter renda por pessoa igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Candidatos que estejam vulnerabilidade socioeconômica sendo membro de família de baixa renda. Desse modo, o mesmo deverá estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Os participantes concluintes do ensino médio em escola de rede pública, basta informar o número do cadastro da escola no Censo Escolar da Educação Baixa que estará automaticamente isento.

Já os estudantes com renda familiar baixa, precisa responder um questionário socioeconômico que aparece no ato do requerimento, decerto deverá ser preenchido com informações verdadeiras. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é totalmente encarregado de verificar as informações prestadas.

Já os estudantes cadastrados no CadÚnico, precisam apenas informar o número de seu NIS (Número de Identificação Social). É importante lembrar que o NIS do mesmo precisa está atualizado e sem nenhuma pendência. O resultado será apresentado na página do participante.

Como e onde se inscrever no Enem 2020?

Datas do Enem 2020Conforme as outras edições o período de inscrição do Enem 2020 ocorre no mês de maio, mas qual data? O prazo se inicia em uma segunda e termina na sexta da outra semana, sendo assim 12 dias de inscrições. Com esta base a data mais indicada será do dia 4 a 15 de maio. Lembrando que esta data é apenas uma previsão.

Aconselhamos a todos os estudantes que têm interesse em se inscrever no Enem 2020, realizem antes a leitura do edital. Decerto com o documento todas as regras e cronograma serão esclarecidos.

Para iniciar a inscrições do Enem 2020 o candidato deve acessar a página do participante no seguinte link: https://enem.inep.gov.br. Certamente serão válidas somente as inscrições realizadas apenas no link informado. Vale lembrar que o pedido de carência também deverá ser feito nesta página.

Tendo acessado a página do participante do Enem 2020, o candidato precisa ter em mãos os seguintes documentos pessoais: RG (Registro Geral) e também o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Além disso, o candidato precisa de um e-mail válido, onde poderá informá-lo apenas em um cadastro.

O próximo passo na realização da inscrição no Enem 2020 é informação de língua estrangeira, responder um questionário socioeconômico e algumas perguntas sobre situação do ensino médio.

Antes de mais nada, vale lembrar que os candidatos que solicitaram isenção deverão confirmar a presença no prazo das inscrições do Enem 2020.

Terão a vaga garantida nas provas do Enem 2020 após a efetuação do pagamento da taxa de inscrição. Caso o pagamento seja efetuado depois do período definido, o participante não terá o valor ressarcido, que eventualmente se encontra no valor de R$85,00.

Desejamos a todos que vão participar do Enem 2020, boa sorte! Curta e compartilhe a página do Instragram Guia do Enem.

Deixe um comentário