Primeiras informações sobre a Prova do Enem 2020

Neste artigo vamos apresentar informações sobre o Prova do Enem 2020. Certamente o Exame Nacional do Ensino Médio contará mais uma vez com milhões de inscritos. O exame tem uma grande demanda de estudante pelo sonho de poder cursar um ensino superior com a pontuação.

Conforme foi anunciado pelo MEC – Ministério da Educação juntamente com o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, além da prova de papel o Enem 2020 terá como opção a aplicação digital.

Enem 2020 digital

Imagem prova do Enem 2020Conforme a coletiva do ministro da Educação Abraham Weintraub juntamente com o presidente do Inep Alexandre Lopes, o exame terá como opção a aplicação digital. Contudo, a aplicação do Enem 2020 digital terá um limite de 50 mil estudantes.  Além disso, as provas serão disponibilizadas somente as capitais de Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campo Grande – MS, Cuiabá – MT, Curitiba – PR, Florianópolis – SC, Goiânia – GO, João Pessoa – PB, Manaus – AM, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA e São Paulo – SP.

Eventualmente o principal foco dos órgãos é diminuir o orçamento do exame, pois o Enem tem um gasto milionário em impressões e logísticas. No exame de 2019 teve um gasto de R$500 milhões somente em impressões e logísticas. A princípio o Enem 2020 digital será opcional, todavia, já em 2026 será somente digital.

A do Enem 2020 digital será um modelo-piloto, ou seja, será um teste. Acreditasse que as principais dificuldades serão a estrutura de informática das escolas e ataques de hackers.

O atual presidente Jair Messias Bolsonaro informou em seu twitter:

– A ideia é tornar o Enem acessível a mais municípios, diminuir a burocracia, reduzir os gastos e transformar a prova em um modelo sustentável, com menos impressão de papel.

Além disso, o presidente informou que vão aplicar sistemas já testados em outros países. Além de confirmar que Brasil tem, sim, tecnologia e segurança para desempenhar atividades desse porte.

Provas do Enem 2020

Datas do Enem 2020Além da novidade do Enem 2020 digital os ministros já informaram a data de aplicação das provas. Eventualmente as provas em papeis serão aplicadas nos dias 1 e 8 de novembro, assim sendo em dois domingos seguidos. Já a digital teve a data anunciada nos dias 11 e 18 de outubro.

As provas do Enem 2020 permanecerão sendo aplicadas com 180 questões de múltiplas escolhas. Já no Enem digital é estudado a opção de questões com vídeos, infográficos e até com a lógica de games.

Eventualmente permaneça com a mesma matriz, o Enem 2020 será aplicado nas seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Redação: Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Educação Física e Tecnologias
    da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Certamente será cobrado somente matemática, mas abrangerá operações com frações; Porcentagem; Análise de Gráficos e Tabelas; Estatística e Probabilidade; Relações entre grandezas; Geometria; Conversão de unidades; Combinatória Básica; Escala; Função afim.

As inscrições do Enem 2020 permanecerão sendo feitas via internet através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br.

A prova digital do Enem 2020 será aplicada primeira que a de papel, pois caso ocorra alguma eventualidade que venha prejudicar o estudante, o mesmo terá direito de uma nova aplicação em novembro. Outra novidade é que o resultado será divulgado de forma conjunta.

A pontuação adquirida pelos estudantes poderá ser utilizada nos programas educacionais como Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Certamente o candidato deverá acessar o mesmo para conferir todos os requisitos.

Não esqueça de curtir e compartilhar a página do Instagram Guia do Enem.

Deixe um comentário