Matérias do Enem 2020 Conteúdo Programático Completo

Atualizado em: 25.12.2018

by Enem 2020 on 25/12/2018

Matérias do Enem 2020: Continuando nossa série especial de publicações, hoje vamos falar sobre o conteúdo programático do Exame Nacional do Ensino Médio. O MEC (Ministério da Educação) espera que o recorde de participantes seja novamente batido este ano. O edital com todas as regras e datas será divulgado em breve. A expectativa é de que as provas sejam aplicadas em novembro.

As provas do Enem 2020 contarão com 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. Todas as perguntas possuirão múltiplas escolhas, com cinco alternativas (A – E) e apenas uma correta. As questões serão divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento. Ciências Humanas e Ciências da Natureza aplicadas no sábado e Matemática, Linguagens e redação no domingo.

Quais as matérias do Enem 2020?

Matérias Enem 2020

O conteúdo do Enem 2020 irá contemplar tudo aquilo que deve ser ministrado durante o nível médio de ensino. Conforme informações acessíveis no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC responsável pela organização do Exame, as matérias das provas serão distribuídas entre as áreas de conhecimento da seguinte forma:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Conhecimentos numéricos, geométricos, estatísticos, probabilísticos e algébricos;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

O tema da redação do Enem 2020 será mantido em sigilo até o momento de aplicação da prova. Pessoas do Inep já começaram a trabalhar em busca de um assunto de ordem política, social ou cultural, que busque uma reflexão argumentativa dos candidatos.

Como se inscrever no Enem 2020? Os candidatos que vão participar do teste precisam ficar atentos para não perderem o período de inscrições, que terá início em maio e será finalizado ainda no mesmo mês, sempre levando em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Antes de qualquer coisa, é importante que os participantes leiam o edital do Enem 2020, que estabelece todas as regras e prazos da edição deste ano do Exame. Além disso, no documento são detalhados todos os passos que devem ser seguidos em cada um dos procedimentos, desde as inscrições até o acesso ao resultado do Enem 2020.

Onde fazer a inscrição do Enem 2020?

As inscrições do Enem 2020 deverão ser feitas exclusivamente via internet, na página oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível em http://enem.inep.gov.br. Ressaltamos que o site estará acessível exclusivamente durante o prazo de inscrição.

É preciso ter CPF para se inscrever no Enem 2020? Sim. Entretanto, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), assim como o documento de identidade (RG), é indispensável para o registro do candidato. Quem ainda não possui os documentos deve providenciá-los com urgência. Além deles, também é preciso:

  • Informar endereço de e-mail válido;
  • Indicar a eventual necessidade de atendimento diferenciado e/ou específico durante as provas (gestantes, lactantes, sabatistas, pessoas com deficiência, etc.);
  • Indicar o possível objetivo de obter o certificado do ensino médio com a nota do Enem 2020;
  • Preencher a declaração de carência do Enem 2020 a fim de conseguir isenção da taxa de inscrição (candidatos de baixa renda);
  • Preencher o questionário socioeconômico; e
  • Escolher o município de preferência para o local de prova do Enem 2020.

Taxa de inscrição do Enem 2020

Concluintes do ensino médio em escolas da rede pública, ou bolsistas integrais de escolas particulares, são automaticamente isentos da taxa de inscrição do Enem 2020, que será de R$ 82,00, se não houver reajuste.

Os candidatos que obedecerem aos prazos e às regras receberão, semanas antes das provas, o cartão de confirmação de inscrição. Todavia, a entrega do documento será realizada por e-mail no endereço eletrônico informado durante a inscrição.

Como estudar os assuntos do Enem 2020?

Quem deseja mandar bem nas provas precisa de um material de estudos de excelência. Contudo, sai na frente da concorrência quem se prepara com a apostila digital que possui explicações e exercícios de todo o conteúdo. As apostilas são entregues pelos Correios em qualquer lugar do Brasil, com curto prazo e total segurança.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, consegue maior nota quem se prepara com tempo e qualidade. Sabendo disso, oferecemos a apostila do Enem 2020 (clique e peça a sua), material completo e desenvolvido especialmente para quem deseja mandar bem no Exame. Bons estudos e boa sorte!

Matérias do Enem 2020 Conteúdo Programático Completo
5 (100%) 3 voto[s]

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: