Inscrições Enem 2020

Atualizado em: 25.12.2018

by Enem 2020 on 25/12/2018

Inscrições Enem 2020. Em breve acontecerá mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado pelo Governo Federal em 1998, o Exame é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. O processo de inscrição é simples e acontece apenas uma vez a cada ano.

Desde quando foi criado até 2008, o Enem era um instrumento avaliador dos estudantes que concluíam os estudos. Estruturado a partir de uma única matriz com 21 habilidades, as provas eram constituídas de apenas 63 questões. A partir de 2009, o Exame é aplicado em dois dias e possui quatro matrizes, com 45 questões cada.

Hoje em dia, o Exame Nacional do Ensino Médio é o requisito principal para a participação em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Ciência sem Fronteiras. Além de participar dos processos seletivos dos programas, com a nota final, os estudantes que ainda não tiverem, podem adquirir o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2020.

Como se inscrever no Enem 2020?

Inscrições Enem 2020

O período de inscrição do Enem 2020 será divulgado em edital, a ser publicado pelo Ministério da Educação (MEC). Com base nas outras edições, espera-se que as inscrições tenham início no meio do ano, nos meses de maio e/ou junho.

A única maneira de se inscrever é através do portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível em http://enem.inep.gov.br/. No cadastro, é preciso de documentos pessoais (CPF e RG), nome completo, endereço, alguns dados familiares e descrições sobre o histórico escolar. Durante o registro, deve ser escolhido o município onde deseja realizar as provas.

O sistema gera, para cada candidato, um número de inscrição. Este número, junto da senha que deverá ser cadastrada, será utilizado em todos os processos que envolvem o Exame. O cartão de confirmação de inscrição com o local de prova do Enem 2020 será entregue pelos Correios, nos endereços dos candidatos, dias antes do Exame.

Existe uma taxa de inscrição do Enem 2020, que deve ser mantida em R$ 35,00. Estudantes de escolas públicas e quem declara carência durante as inscrições são isentos do pagamento.

Local de Prova Enem 2020

Local de prova Enem 2020. A expectativa é de que aproximadamente 8 milhões de pessoas se inscrevam para esta edição. O Exame será aplicado em todos os Estados brasileiros, no entanto, apenas municípios com estrutura adequada recebem as provas. Cabe a cada candidato, durante a inscrição, escolher a cidade onde fará o teste.

O cronograma do Enem 2020 está sendo preparado pelo Ministério da Educação (MEC) e será divulgado, em edital, na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acessível no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/. No documento haverá, além de todas as regras do Exame, as datas de inscrição e de realização das provas.

Dentro do prazo estipulado em edital, os candidatos devem fazer suas inscrições do Enem 2020, no portal do Inep. É no momento da inscrição que deve ser escolhido o município para a realização das provas. Cada participante é responsável pela veracidade das informações prestadas durante o registro e obediência aos prazos.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2020

Todos os estudantes que se registrarem devidamente receberão o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2020. Documento de grande importância, o cartão possui informações sobre o número de inscrição, indicação de eventual necessidade de atendimento diferenciado, opção de língua estrangeira, solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso), data, hora e local (endereço completo) de prova.

O cartão de inscrição será entregue por via eletrônica, por e-mail, semanas antes das provas. A entrega é feita no endereço eletrônico que deverá ser informado pelo candidato no momento da inscrição. Contudo, caso seja necessário, é possível imprimir o documento via internet, na página do Inep.

Caso o participante queira solicitar alteração do município de aplicação das provas, fazer alterações nos dados cadastrais e/ou alterar a opção de língua estrangeira, é preciso ficar atento, pois isto pode ser feito apenas dentro do período de inscrições, no mesmo endereço de inscrição.

Aproveite os meses que ainda restam e comece a se preparar para mandar bem nas provas. Adquira sua apostila do Enem 2020 e boa sorte!

Comece a se preparar desde então para sair com vantagem sobre os demais concorrentes. Adquira o quanto antes sua apostila digital do Enem 2020 (clique e veja o que fazer) e dê um importante passo para a realização de seu sonho!


joseli Miranda da Silva maio 15, 2019 às 7:24 pm

eu preciso muito fazer essa prova

Responder

Leave a Comment

Próxima notícia: