Datas do Enem 2020, Cronogram e Calendário de Provas

Atualizado em: 25.12.2018

by Enem 2020 on 25/12/2018

Datas do Enem 2020: Criado pelo Governo Federal no ano de 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se consolida a cada edição. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame passou por uma importante alteração em 2009 e se tornou o principal mecanismo de acesso e permanência no ensino superior do país. A cada dia que se passa, a edição deste ano vai se aproximando.

Mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram para as provas que foram aplicadas no fim do último ano, número bem aquém  recorde em todo o tempo de existência do Exame. A expectativa é de que o Enem 2020 registre mais participantes, com diferentes objetivos: inscrição no Sisu, bolsa do ProUni, financiamento do Fies, intercâmbio com o Ciência sem Fronteiras e certificação de conclusão do ensino médio.

Período de inscrição Enem 2020

Datas do Enem 2020

O cronograma do Enem 2020 será elaborado dentro dos próximos meses. Ele estará disponível em edital que será divulgado no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acessível em http://portal.inep.gov.br/. O Inep é uma autarquia do MEC responsável pela organização do Exame.

As inscrições do Enem 2020 provavelmente serão realizadas no mês de maio, seguindo a cronologia das edições anteriores. Dentro do prazo estabelecido, os estudantes deverão acessar a página do Inep para efetuar a inscrição individual. A cada um é cobrada uma taxa de R$ 82,00. São automaticamente isentos do valor os concluintes do ensino médio em escolas da rede pública, assim como aqueles estudantes de baixa renda que declararem carência ao se inscrever.

As provas serão aplicadas em dois dias (sábado e domingo). Todavia, a expectativa é que de isto ocorra no fim do mês de outubro ou início de novembro. Tudo isso porque o resultado do Enem 2020 deverá ser divulgado no fim de dezembro, ou início de janeiro.

Isenção Enem 2020: As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano serão aplicadas no fim do mês de outubro ou início de novembro. As inscrições serão realizadas em meados de maio. Ao que tudo indica, o valor da taxa de inscrição será mantido em R$ 35,00. Alguns estudantes recebem isenção automática, outros conseguem o benefício e, por sua vez, determinadas pessoas são obrigadas a efetuar o pagamento dentro do prazo estipulado.

As inscrições do Enem 2020 deverão ser feitas exclusivamente no site oficial do INEP. Para se registrar, o candidato precisa informar o número do CPF, documento de identidade (RG), e-mail, escolher a cidade onde deseja fazer as provas, informar a necessidade de atendimento diferenciado (se for o caso), indicar a pretensão de certificação (se for o caso), preencher o questionário socioeconômico e a declaração de carência (se for o caso).

Como conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020?

Serão automaticamente isentos ao pagamento do boleto do Enem 2020 os estudantes concluintes do ensino médio no corrente ano, em escola da rede pública de ensino declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Podem requerer a isenção, participantes membros de famílias de baixa renda, que declararem carência socioeconômica, preenchendo o formulário no ato da inscrição no site oficial.

Conforme esclarece o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ao órgão organizador do Exame é reservado o direito de analisar a solicitação e exigir, no momento em que achar necessário, os documentos que comprovem a situação de carência declarada pelo candidato durante a inscrição, a fim de conseguir a isenção da taxa.

Quem declarar carência no Enem 2020 deverá ter ciência que atende aos requisitos dispostos no artigo 1º da Lei 12.799, que trata da isenção de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingressos em cursos de instituições federais de educação superior; ou às regas do artigo 4º do Decreto nº 6.135, que diz respeito ao ganho mensal de famílias de baixa renda.

Cada candidato será responsável pela veracidade das informações prestadas durante as inscrições. Contudo, aqueles que não forem isentos do pagamento deverão, dentro do prazo previsto que será divulgado no edital do Enem 2020, quitar o valor estabelecido como requisito à validação da inscrição.

Ainda faltam alguns meses para a realização das provas. Adquira sua apostila Enem 2020 e saia na frente dos concorrentes!

Com a concorrência aumentando, sai na frente quem se prepara com maior qualidade e tempo. Portanto, esta é uma ótima hora para você adquirir uma apostila digital do Enem 2020 (clique e veja o que fazer). O material é completo e de excelente qualidade, desenvolvido para quem deseja mandar bem nas provas. A entrega é rápida e realizada pelos Correios em qualquer lugar do Brasil. Não perca tempo e boa sorte!

Datas do Enem 2020, Cronogram e Calendário de Provas
5 (100%) 1 voto

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: