Como fazer a inscrição do Enem 2020

Diversos estudantes espalhados pelo país tem o interesse de realizar as provas do Enem. Para aqueles que ainda não participaram do programa, no decorrer deste artigo daremos dicas importantes de como fazer a inscrição do Enem 2020 – Exame Nacional do Ensino Médio. Portanto, é preciso muita atenção de todos os interessados em realizar as provas do programa.

Conforme as outras nas outras edições, no Enem 2020 os estudantes poderão utilizar a pontuação para concorrer a vagas no ensino superior. Os programas mais utilizados são Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Visto que todos os programas concorrem ao ensino superior, contudo, o Sisu é para instituições públicas e Prouni e Fies para rede privada.

Onde é realizada a inscrição no Enem 2020?

Como fazer a inscrição do Enem 2020O período das inscrições para o Enem 2020 é iniciado no primeiro semestre, normalmente após o término do período do pedido de isenção. Eventualmente ocorre em meados do mês de maio.

Para iniciar a inscrição do Enem 2020, o candidato precisa acessar o endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br. Certamente é preciso ter em mãos os documentos pessoais: RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Além de documentos pessoais, o estudante precisa informar endereço de e-mail e número de telefone pessoal válidos, entretanto, ambos poderão ser informado apenas em uma inscrição. Através destes meios de comunicação, o alunos receberá notificações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep ou do MEC.

O participante do Enem 2020 precisa criar uma senha que tenha de 6 a 10 caracteres podendo variar entre letras e números.

É importante que o aluno saiba que com essa senha e os dados pessoais, o mesmo conseguirá acessar a página do participante. Nesta página o estudante encontrará todos os dados refente ao cadastro, todavia, qualquer alteração só poderá ser feita durante o período de inscrição. 

Caso o estudante esqueça a senha criada, basta clicar na opção “esqueci minha senha”. O Inep enviará através do endereço de e-mail ou número informado pelo participante uma código provisória.

O Inep é uma autarquia vinculada ao MEC na qual ambas exerce um cargo importante no Enem 2020. Contudo o a instituição faz a verificação das informações prestadas pelos candidatos ao realizar a inscrição ou pedir isenção da taxa do programa do Enem 2020.

Caso o Inep veja alguma informação falsa prestada pelo aluno, a inscrição do mesmo no Enem 2020 será cancelada imediatamente.

Porém, se as informações prestadas pelo estudante sejam todas verdadeiras, somente após a verificação do Inep, o mesmo terá a validação da sua inscrição no programa.

Como são divididas as provas do Enem 2020

As provas do Enem 2020 são compostas por 180 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Baseando em edições anteriores, as provas do Enem são aplicadas em dois dias diferentes, normalmente em dois domingos seguidos. São 90 questões para cada dia da aplicação, ocorrendo também no primeiro dia de prova a proposta do tema da redação do Enem 2020.

As áreas de conhecimento onde são elaboradas as questões que compõem as provas do Enem 2020 são as seguintes:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias e a proposta de Redação.

A proposta de redação do Enem 2020, assim como as outras quatro áreas de conhecimentos são avaliadas em até 1000 pontos cada. Todavia, é importante ressaltar que o exame não avalia números de acertos, mas sim nível de conhecimento. Para isto o Inep utiliza como método de correção o TRI – Teoria de Resposta ao Item.

Geralmente, a proposta de redação é aplicada no primeiro dia da realização das provas.  São aplicadas também às áreas de Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo dia são às áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologia. Para cada dia é definido um tempo para a realização das provas. De acordo com edições passadas, o primeiro dia das provas teve duração de 5h30min e no segundo dia 5h00min. Caso o estudante não entregue o cartão resposta durante este tempo, a prova do mesmo será desconsiderada.

Tendo o participante realizado as provas do Enem 2020, cabe ao mesmo aguardar a correção das provas. Baseando em edições passadas, a divulgação das notas serão no início de 2021.

Correção da redação do Enem 2020

Redação do EnemA redação do Enem não sofre alteração no seu real valor, pois é apenas um tema. Contudo, o texto deverá ter mais de 7 linhas e respeitar as regras estabelecidas.

Porém, para conseguir tirar nota máxima na redação do Enem, precisa conter as cinco competências exigidas pelo exame. Os textos são corrigidos por uma bancada que é composta por dois professores especializado. Para cada competência é aplicada nota de 0 a 200 pontos. Eventualmente caso houver discrepância de 100 pontos na nota total ou 80 pontos em alguma área, terá um terceiro corretor.

A pontuação adquirida no Enem 2020 poderá dar uma vaga para o ensino superior. Pois, caso tenha notas médias idênticas, alguns programas tem como critério de desempate a pontuação da redação.

Não perca nenhuma notícia do Enem 2020, continue nós acompanhando, pois matemos todos os nossos leitores totalmente atualizados.

2 comentários em “Como fazer a inscrição do Enem 2020”

Deixe um comentário