7 Temas de Redação do Enem 2020

Atualizado em: 27.12.2018

by Enem 2020 on 27/12/2018

7 Temas de Redação do Enem 2020: Em breve terá início a realização do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar as provas, deverá divulgar o cronograma oficial no fim de abril ou início de maio, junto do edital deste ano. Durante todo o período de preparação, é importante que os estudantes pratiquem desenvolvendo redações sobre os temas que surgem como prováveis.

A expectativa é de que as provas do Enem 2020 sejam aplicadas no último final de semana do mês de outubro ou ainda no mês de novembro. Nas últimas edições, as datas escolhidas sempre foram próximas ao último bimestre do ano. A prova de redação é aplicada no segundo dia, junto das 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. No segundo domingo, por sua vez, são aplicadas a mesma quantidade de questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Veja os 7 temas da redação do Enem 2020 que podem ser escolhidos pelo Inep

Redação do EnemO gênero da redação do Enem 2020 é dissertativo-argumentativo. Nele, o candidato precisa demonstrar conhecimento sobre o assunto, apontando soluções para o possível problema abordado. Durante o período de estudos, comece escrevendo sobre os seguintes temas:

  1. Redução da maioridade penal: Apesar do tema não ser muito novo, é alvo frequente de discussões por grande parte da população brasileira, tanto que o assunto começou a ser discutido no Congresso com maior intensidade. O tema requer maturidade por parte do estudante, que deve abordar as possíveis causas que levam o menor a cometer um crime. Também é importante não levantar convicções que firam os direitos humanos como, por exemplo, a defesa da pena de morte.
  2. Mercado de trabalho no Brasil: A atual crise econômica e política brasileira vem afetando a oferta no mercado de trabalho que, a cada dia, torna-se cada vez mais disputado. Por isso, o tema pode ser um dos escolhidos pelo Inep, visto que ainda podem ser tratados outros assuntos diretamente ligados, como a terceirização do trabalho.
  3. Legado dos jogos olímpicos Rio 2020: Neste ano teremos a realização das Olímpiadas na cidade do Rio de Janeiro. O evento esportivo, de curvatura mundial, pode deixar um legado ao país e sua população. Na época da Copa do Mundo de futebol, a realização do evento no Brasil também foi um dos temas apontados entre os favoritos no ano.
  4. Conceito de família no mundo atual: O conceito de família mudou muito nas últimas décadas. A antiga descrição, que era constituída por homem, mulher e filhos, já não cabe mais. O conceito não é mais vinculado à união entre heterossexuais. O tema é um forte candidato, visto que também trabalha com o preconceito da sociedade.
  5. As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: O mosquito Aedes Aegypti é um velho conhecido, por ser transmissor do vírus causador da dengue. Entretanto, neste início de ano, os assuntos mais comentados são a Chikungunya e o zika vírus, doenças que também são transmitidas pelo mosquito. A última delas, ainda traz um agravante às grávidas que, se infectadas, correm grande risco de seus bebês nascerem com microcefalia.
  6. Justiça no Brasil: O tema da redação do Enem 2020 é sempre presente e comentado pelos brasileiros. A Justiça brasileira costuma ser muito questionada, mas em que ela poderia mudar? Além disso, sua atuação nas recentes operações de combate à corrupção também pode ser comentada.
  7. Escassez de água no Brasil: Como pode um país com tanta reserva de água doce sofrer com a escassez do recurso? A crise da água não é mais um problema exclusivo da região nordeste. Nos últimos anos, vários estados brasileiros vêm sofrendo com a falta d’água.

Como será corrigida a redação do Enem 2020?

A nota da redação do Enem 2020 varia de 0 a 1000 pontos, sendo avaliada em cinco competências, cada uma com valor de 200 pontos. O texto é corrigido por dois corretores, de forma independente, sem que um saiba dos valores atribuídos pelo outro. O valor final de cada um é a soma do aproveitamento nas cinco competências e a nota final da redação corresponde à média aritmética simples, calculada entre os pontos de cada um dos corretores.

Em caso de discrepância de 100 pontos ou mais nas notas totais, ou de 80 pontos ou mais nas notas por competência, atribuídas pelos dois corretores, a redação será novamente corrigida, por um terceiro corretor. A partir de então, a nota final será a média entre o valor deste terceiro com um dos dois anteriores que mais se aproximar. Se mesmo assim permanecer a diferença, o resultado final será atribuído por uma banca, composta por três novos corretores.

Apostila do Enem 2020

Para se preparar da melhor maneira possível para as provas, conheça a apostila do Enem 2020, um material completo, com todo o conteúdo programático e dicas preciosas de como fazer uma redação nota 1000. Monte logo seu cronograma de estudos e comece a se preparar!

Curta e compartilhe a página do Enem 2020 continue visitando nosso site e fique por dentro de todas as notícias do Exame!


Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: